Chegamos ao melhor dos posts. E nossa primeira entrevista do ano é com Ângelo Pacheco que acaba de voltar de intercâmbio da Espanha e veio aqui no Juliet contar tudinho o que rolou nessa linda experiência.
Juliet- Como foi a sua recepção lá na espanha? Teve algum tipo de reconceito?
Ângelo: No inicio foi bem estranho, a recepção é um choque cultural certamente, mas tudo faz parte da adaptação a um estilo de vida completamente diferente. Preconceito? Nenhum, o Povo Europeu no geral tem um carinho gigante pelos Brasileiros. Quando chegávamos nos lugares e dizíamos: Somos Brasileiros.. Logo escutávamos um: A mi me gusta mucho Brazil, ou A mi me encanta. Coisas do gênero. Teve ocasiões como uma que se passou num restaurante lotado com uma fila à espera de mesas, que senhoras de mais ou menos 70 anos levantaram de uma mesa e disseram para o garçom que o lugar da mesa era nosso, pois éramos Brasileiros.
Juliet- Qual foi sua maior dificuldade de adaptação?
Ângelo: Comida, comida, comida, comida e comida. Hahaha A comida lá é horrível! A carne não tem gosto, os temperos que eles usam nas receitas são iguais para todos os pratos, tudo é muito picante, não tem tradição de comer saladas e as que eles comem todas tem maionese, comem muito frutos do mar, as cozinhas dos restaurantes abrem às 13:00h e fecham as 17:00h porque este é o horário de almoço.
Juliet-Tem alguma história engraçada ou constrangedora que tenha passado lá?
Ângelo: Sim. HAHAHAHHA No centro de Barcelona, está localizado ao lado de uma das principais ruas, da Rambla Catalunya, o Bairro Gótico, onde estão diversos barzinhos pré-night tradicionais da cidade. Na primeira semana que estava lá, me chamaram para conhecer um bar deste bairro, então eu fui. Saíndo deste bar, depois de algumas Sangrias, Tequilas e Cervejas, o pessoal sai ‘alegre’ e falando alto pelas ruelas.. Estas ruelas que dão acesso aos pares tem uns 3 metros de largura no máximo, e para cima estão os prédios que parecem cortiços que estão presentes em diversos filmes europeus. Então, quando as pessoas começam a falar alto, os moradores destes cortiços ficam indignados e raivosos, e sua maneira de passar este momento stress, é jogando baldes de água nas pessoas que gritam e fazem estardalhaços por lá! E neste dia eu vi um grupo de mais ou menos 6 pessoas saírem encharcados porque estavam gritando e levaram diversos baldes de água dos moradores. Vale ressaltar que fazia mais ou menos uns 3ºC naquela noite, belezinha.. hehe
Juliet- Teve alguma coisa que você tinha uma ideia antes de ir lá e era algo totalmente diferente?
Ângelo: Algo tão diferente não, pois quando decidi fazer a viagem eu comecei a pesquisar sobre as cidades europeias, comprei livros explicativos, mapas e tudo mais. Então minhas duvidas foram sanadas através destas pesquisas. Porém os livros não dizem tudo! Ao chegar lá eu estranhei muito que o dia era muito curto. O sol nascia as 8:00h e tinha ser pôr pelas 18:00h. o dia dura muito menos que no inverno na fronteira do Rio Grande com o Uruguai, isso é incrível! Hehe no inicio era chato, porque o dia ficava pequeno para tanta atração, mas depois consegui me acostumar e planejar os passeios pra quando ainda tinha sol!
Juliet- Fale o lugar que mais te marcou e porquê?
Ângelo: Olha, muitos ousam em dizer que Barcelona, onde eu fiquei por mais tempo, é a cidade mais completa do mundo. Tem das edificações mais modernas até as relíquias mais antigas presentes na mesma quadra. Também tem as festas mais tradicionais do continente europeu, sem falar na vida fácil das pessoas por lá, a economia que mesmo em crise cresce entre tantas outras coisas, então seria difícil definir apenas um lugar que mais me marcou. Devido a minha futura formação, o ser Arquiteto e Urbanista, se limita apenas em registrar obras, casas, igrejas e museus e, tendo isso como ‘plano de necessidades’ da minha viagem, posso dizer que eu estava no lugar certo! Entre os muitos lugares que conheci e aprendi, destaco o Parc Guell, a Sagrada Família e a Casa Batló de Gaudí, o Parc da Ciutadella que é o parque municipal de Barcelona e a cidade Medieval de Girona na Fronteira da França. São lugares incríveis, recomendo de olhos fechados.
Juliet- Qual a maior lição dessa experiência?
Ângelo: Defino minha viagem com apenas duas palavras, sonho e conhecimento! Realizei meu sonho pessoal ao conhecer a Europa e poder desfrutar daquela vida louca cheia de normas e desejos. E também meu sonho profissional ao ver na prática tudo que eu ouço diariamente nas minhas aulas. A arquitetura daquelas cidades são incríveis, uma mescla de modernismo, com um pouco de impressionismo e para nós brasileiros tem muito do surrealismo, para eles ‘tudo normal’! Hoje, tenho a mente cheia de idéias para os projetos arquitetônicos futuros, detalhes para os projetos durante a faculdade, e a realização de dizer: Eu cheguei perto disso, eu entrei naquilo. É sem noção a adrenalina que dá ao entrar numa obra que antes era vista somente estampada em paredes, quadros e fotografias, ou até mesmo só citadas em sala de aula.
Juliet- Qual conselho você daria para alguém que quer fazer essa viajem hoje, que você gostaria de ter recebido antes de ir?
Ângelo: Não leva muita roupa na mala! Na verdade, eu recebi este conselho, porém, não escutei! Hehe achei que era bobagem dizer que eu não ia usar as minhas roupas lá, e ao chegar lá em plena época de ‘Rebaixas de Inverno’ que é uma liquidação de tudo de Inverno, eu comecei a comprar, comprar, comprar e voltei com minhas malas quase estourando e pagando excesso de bagagem, sem contar dos casacões e blusões que eu deixei por lá.
Juliet- E os amigos que você fez lá, eram de lá ou inter-cambistas como você? Qual a lição que aprendeu com eles?
Ângelo: Amigos, muitos amigos! Fiz amigos inter-cambistas e também nativos. Conheci gente do Japão, dos Estados Unidos, da China, da Suécia, da Bulgária, da França, de Portugal, da Arábia Saudita, sem contar os Brasileiros: Gauchos, Baianos, Paulistas, Cariocas, Mato-grossenses, Paranaenses, Catarinenses... Inúmeros. Como leva o titulo da viagem, Intercâmbio Cultural, o que eu aprendi com os outros intercambistas em termos culturais certamente serão inesquecíveis. São peculiaridades que aqui no Brasil diríamos ser imaginárias, sonhadoras, porém, existem países que tem o sonho em prática. Como na Suécia mesmo, por ser um país com poucos jovens, eles investem no jovem, pagam seus estudos fora do País, proporcionam também aos intercambistas, que tem a Suécia como destino, apartamentos mobiliados e bem localizados, além de bancar o estudo do jovem lá para que este possa aplicar seu conhecimento na vida econômica e social dos Suécos. Não é viver bem? hehe
Ângelo: Fica difícil escolher uma! Hehe Durante a viagem eu eternizei mais de 4 mil momentos, 4239 fotos tiradas! Hehe Mas então, entre tantas fotos em lugares turísticos incriveis, prédios sensacionais, entre outros, escolho esta foto para dizer que ela traduz todo o meu sonho, toda a minha experiência e toda a minha viagem. Digo que esta foto, aparentemente é simples, porém significa um momento de reflexão e aproveito aqui para dedicar ela também como agradecimento aos que me incentivaram e proporcionaram esta viagem! Atravessei o oceano com uma missão, um objetivo e hoje tenho mais que um sorriso significando a experiência que jamais apagarei da minha memória. Este momento da foto relata a Barcelona que eu tive aos pés, as tantas realizações que ela me proporcionou, o mar que estava como saudade entre eu, minha família e amigos. Valeu a pena, é o que eu sinto! Destino ainda um trecho de uma música que também se enquadra muito com a ocasião.
"Felicidade é um fim de tarde olhando o mar,
E a gravidade não te impede de voar
Longe de toda negatividade
A onda boa se propaga no ar!"
E a gravidade não te impede de voar
Longe de toda negatividade
A onda boa se propaga no ar!"
Juliet- Deixe um recado falando o que essa viajem significou e o que você mais aprendeu com tudo isso?
Ângelo: "O homem traçou o seu rumo, e como os pássaros, ainda temo em voar atrás dos meus ideais!"
É.. Encerro esta viagem com o sorriso na cara, a mente cheia de novas descobertas e a boca soletrando um muito obrigado! Minha viagem sanou mais que o meu objetivo, aprender o idioma foi apenas 1/3 de tudo que eu tive a oportunidade de crescer, conhecer, apreciar, aplicar, entre tantas outras coisas boas. Esta viagem foi apenas o inicio, dois dias depois de chegar ao Brasil eu já contatei a minha agência de viagem primeiro para agradecer toda a assistência e também para já organizar um segundo intercâmbio. Londres será o meu próximo destino. Desta vez com a minha irmã. Vamos começar um curso intensivo de inglês este semestre para quando formos já ter uma boa base no idioma! Depois de começar, a gente nunca mais pensa em parar! Espero que Deus me abençoe com condições físicas e pessoais para que esta segunda não seja a ultima, apenas uma do inicio, das tantas que eu pretendo fazer. E que assim seja. Digo à todos que tem essa vontade, que não desistam, que corram atrás, percam o medo, que vão sozinhos, que aprendam, que pesquisem, e que se realizem assim como eu. Hoje, o calor do Brasil já não me incomoda tanto como antes da viagem, pois a realização muda até hábitos depois de uma viagem, parece loucura, mas é isto mesmo. Me coloco a disposição de todos que tiverem duvidas sobre este tipo de viagens, não tenho larga experiência no negócio, mas com certeza algumas dicas facilitarão um monte na vez de vocês. Também aproveito para aproveitar a Prii que me proporcionou este espaço aqui no seu blog, muito legal a tua iniciativa, acompanho sempre e seguirei acompanhando! Obrigado mesmo pela oportunidade! Qualquer dia marcamos algo para que eu te mostre todas as fotos e te conte mais histórias incríveis! Hehe É isso pessoal, obrigado aos que leram ao livro que escrevi aqui! Hehe Sigam acompanhando o blog http://prikajuliet.blogspot.com/ e também o meu blog, lá tem mais sobre a minha louca viagem à Europa: http://angelopacheco.blogspot.com/ Abraços a todos!A que linda essa entrevista não é amigos? Agradeço muito ao Ângelo que topou contar um pouco sobre essa linda experiência dele!
E comentem se vocês tem vontade de fazer intercâmbios também ou se já fizeram!
Kisses Juliet!
0 comentários: